O mandato do vereador Américo de Deus realizou nesta sexta-feira, dia 22/11, a Audiência Pública ‘Em defesa dos bancos públicos’, na Câmara Municipal de Aracaju. Para falar um pouco sobre a realidade dos bancários da Caixa, o colega Eurípedes Teles, presidente da AEA (Associação dos Empregados Aposentados e pensionistas da Caixa Econômica Federal em Sergipe), participou da audiência pública, representando também a APCEF/SE (Associação do Pessoal da Caixa de Sergipe).

Bancário aposentado que trabalhou na Caixa durante 25 anos, Eurípedes Teles teve a satisfação de participar, há 30 anos, da luta pelo direito dos economiários se tornarem bancários, tendo assim o direito à jornada diária de 6h, o salário condizente ao salário dos bancários e o direito de se filiar ao Sindicato. Ele voltou ao passado para denunciar o retrocesso que representa a Medida Provisória de Bolsonaro que acaba com a jornada de 6h, obriga o bancário a trabalhar aos sábados e impondo um ritmo de trabalho estressante e ainda mais adoecedor.

Além de denunciar o retrocesso, Eurípedes citou dados que revelam o papel social extremamente importante que a Caixa exerce na sociedade brasileira, como um todo, principalmente para a população mais carente. “Atualmente existem 199 agências bancárias no Estado, destas, 81% são bancos públicos. Em Sergipe não existe financiamento imobiliário feito por banco privado, todos foram feitos por bancos públicos e aproximadamente 84% dos financiamentos foram realizados pela Caixa, 10% pelo Banco do Brasil e 5,5% pelo Banese. Sem os bancos públicos para fomentar o desenvolvimento, a população carente será a mais prejudicada. Por isso a luta em defesa dos bancos é uma luta de toda a sociedade brasileira, não é só dos bancários”, afirmou Eurípedes Teles.

A diretoria da APCEF/SE parabeniza o mandato do vereador Américo de Deus por esta importante audiência pública e agradece o colega Eurípedes Teles por sua participação neste debate.

Fotos: Heribaldo Martins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.