Celebrado em 4 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar e educar sobre a doença em todo o mundo.

Com o lema “Eu sou e eu vou: juntas, todas as nossas ações são importantes”, a iniciativa de 2021 faz um chamado para que todos, coletiva e individualmente, comprometam-se a fortalecer as ações destinadas a reduzir o impacto do câncer. Nesse sentido, o incentivo busca fazer parte da jornada de cada apoiador, ajudando-o a cumprir seu compromisso e encorajá-lo por meio de pequenas, mas significativas ações no dia a dia.

Enquanto entidade compromissada com o bem-estar dos empregados da Caixa, a Fenae sempre atuou com a divulgação de ações de incentivo à qualidade de vida. “A Fenae sempre foi uma apoiadora de campanhas de promoção à saúde, disseminando-as, e buscando as melhores práticas de educação e saúde para o movimento associativo dos empregados da Caixa e à população em geral”, informa o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.  

Ele frisa que, da mesma maneira, esse empenho se verifica nas Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), que além da divulgação, as atividades de qualidade de vida estão presente em seus programas para os associados e dependentes dos empregados Caixa.

Fabiana Matheus, diretoria de Saúde e Previdência da Fenae, observa a importância da adoção de hábitos saudáveis e a realização dos exames preventivos regulares como meios de se prevenir do câncer. Aponta, sobretudo, o que não pode ser perdido de vista pela sociedade, que é cobrar a responsabilidade do governo e atenção do legislativo de manterem o SUS como ele foi concebido, como patrimônio brasileiro, compromissado com a ciência, como um instrumento de política pública de cuidado com a saúde da população e de acesso a todos.  

“Temos de lutar pelo SUS público e universal que esse governo quer destruir, temos que lutar contra essa política que permite a liberação indiscriminada de agrotóxicos causadores de câncer, para dizer o mínimo. A pandemia mostra a falta de ação desse desgoverno que está aí, descompromissada com a ciência, contra a vida e de exclusão – que ataca principalmente a população mais vulnerável de nosso país”, qualifica Fabiana.

A diretoria da Fenae lembra ainda a necessidade de lutar para manter o Saúde Caixa (plano de saúde dos empregados da Caixa) acessível e de qualidade para os empregados da ativa e aposentados, pois é ele que garante a prevenção e o tratamento de doenças como o câncer. 

Incidência do câncer

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), publicados na “Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil”, a incidência e a mortalidade por câncer se somam como o principal problema de saúde pública no mundo, sendo a doença um dos quatro principais motivos de morte antes dos 70 anos de idade na maioria dos países.

Segundo a OMS, os fatores de risco mais comuns para o câncer, compartilhadas com os de outras enfermidades não transmissíveis, incluem: o consumo de tabaco, a baixa ingestão de frutas e verduras, o uso nocivo de álcool e a falta de atividade física.

Desafio de 21 dias  

Nesta celebração do Dia Mundial do Câncer, o INCA (Instituto Nacional do Câncer), propõe às pessoas o “Desafio: 21 Dias para sua Saúde”, com sugestões e inspirações diárias a serem divulgadas durante 21 dias. São voltadas para a mudança de atitude por meio de tarefas diárias – como comer mais verduras e legumes no almoço – até relaxar e agradecer.

O Instituto informa às pessoas que as medidas influenciarão na saúde (física, mental e emocional), com sugestões a se moverem de maneira diferente, a relaxar e experimentar coisas que talvez não tenha feito antes. Segundo o Instituto, “as tarefas – sugestões diárias e inspirações – foram planejadas para serem rápidas, simples e divertidas”.  

Conheça aqui o desafio 21 dias para sua saúde

Site da campanha: Opas Dia Mundial de Combate ao Câncer 2021

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.