Nesta crise do novo coronavírus, quando as desigualdades raciais e de renda marcam a vida e o trabalho das mulheres urbanas e rurais, este Dia Internacional da Mulher (8 de março) mostra para as bancárias, e para todas as outras mulheres, que o dia é de luta pela vida das mulheres, contra a miséria, a fome e a violência. A data também é de mobilização pela vacina contra a covid-19, pelo auxílio emergencial, por emprego decente e contra o governo Bolsonaro.

Para a empregada da Caixa, que está na linha de frente no combate à pandemia nos postos de atendimento ao auxílio emergencial, e às bancárias, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Secretaria da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf-CUT) convidam para o ato virtual, logo mais ao meio-dia para marcar a defesa dos direitos das mulheres. Coloque lenços lilases nas janelas das residências e também participe do tuitaço com a #MulheresNaLutaPelaVida

Segundo pesquisa da SOF Sempreviva Organização Feminista, a pandemia aprofundou as desigualdades para as mulheres com os seguintes impactos: 50% das mulheres brasileiras passaram a cuidar de alguém na pandemia; 72% afirmaram que aumentou a necessidade de maiores cuidados para com crianças, idosos ou pessoas com deficiência; 41% das mulheres que seguiram trabalhando durante a pandemia com manutenção de salários afirmaram trabalhar mais na quarentena.

A pesquisa mostra ainda que 40% das mulheres afirmaram que a pandemia e a situação de isolamento social colocaram a sustentação da casa em risco; 58% das mulheres desempregadas são negras; 61% Das mulheres que estão na economia solidária são negras e 8.4% das mulheres afirmaram ter sofrido alguma forma de violência no período de isolamento.

Contra as desigualdades vividas pelas mulheres em seus lares e nas relações de trabalho, venha mostrar a força de quem domina a linha de frente do combate ao coronavírus na manifestação digital junto com outras categorias, através da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Contraf-CUT. 
       hoje400.jpg
Logo mais, às 20h, para engrandecer essa luta de todas as mulheres, a Fenae convida para a live show especial da cantora Ana Canãs, neste dia 8 de março, pelo Facebook Youtube da Fenae.

Live show com Ana Cañas

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs)

Acesse as redes da Fenae:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.