Quase 1 mês depois de apresentar o balanço em uma live, a direção da Funcef ainda não disponibilizou o relatório com as demonstrações contábeis de 2020. O atraso na publicação do balanço tem sido prática recorrente na Fundação.

 A falta de transparência impede uma análise mais detalhada e apurada sobre a situação dos planos. Um dos questionamentos dos participantes é sobre o resultado negativo do Novo Plano e REB dos participantes ativos, que costumam ter uma boa rentabilidade e tiveram desempenho abaixo da meta atuarial, de 10,19%. 

O Novo Plano CD (ativos), que tem maioria dos investimentos alocados em renda fixa, teve rendimento de 7,45%. O REB CD (ativo) também ficou abaixo da meta, com 7,98%.

 Os resultados dos investimentos nos outros planos foram os seguintes – No Reg/Replan Saldado e Não Saldado os planos alcançaram resultados de 16,6% e 14,1%, respectivamente. Estes planos concentraram-se em Renda Variável, especificamente Fundo de Investimento em Ações Carteira Ativa II (Vale), que puxou os bons resultados. O Novo Plano BD (assistidos) rendeu 10,95% superior à meta. Já o REB BD (assistidos) atingiu rentabilidade de 11,8%.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.