Combinadas, e a partir da busca permanente de um entendimento integral de todos os fenômenos, a alimentação saudável e a prática regular de exercício físico são fatores fundamentais para a conquista de uma vida sempre melhor. Com o propósito de mostrar a consistência de um estilo de vida transformador, seja através da comida livre de artificialismo ou através de atividades esportivas cotidianas, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) chama a atenção para o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado nesta terça-feira, dia 6 de abril, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi instituída em 1997 para a prevenção do sedentarismo, que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras consideradas crônicas não transmissíveis.

O Dia Mundial da Atividade Física busca promover uma grande mobilização mundial para a reflexão e a realização de ações a favor de um estilo de vida mais ativo. Para evitar os efeitos negativos na vida de quem passa muitas horas em frente a um computador, no trânsito ou em posições repetitivas, a atividade física regular é uma recomendação importante. Especialistas apontam que 30 minutos de caminhada por dia e alongamentos a cada 50 minutos de trabalho trazem, como resultado, melhorias significativas na qualidade de vida de toda a população.

Tendo esses princípios como referência, a Fenae e as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) oferecem aos empregados do banco público, sobretudo aos associados a alguma Apcef, opções variadas para quem quiser se exercitar regularmente. São caminhadas, passeios ciclísticos, natação, futebol, atletismo, musculação, entre outras atividades. Os eventos promovidos pelas entidades associativas, a exemplo dos Jogos da Fenae, Jogos Regionais e Corrida Fenae do Pessoal da Caixa, miram na qualidade de vida e no bem-estar dos empregados e aposentados da Caixa.

Até a Rede do Conhecimento, plataforma de educação da Fenae e das Apcefs, disponibiliza cursos on-line como o “Atividade Física e Saúde”, com aulas que reúnem posturas modernas de produtividade, alinhadas às questões emocionais e físicas dos que buscam uma vida mais equilibrada. Esses cursos, ministrados por professores graduados em Fisiologia do Esporte e Nutrição Esportiva, mostram a praticidade de incorporar atividades saudáveis no dia a dia, de forma a harmonizar os vários setores da relação com a sociedade.

Entre os empregados e aposentados do banco que buscam hábitos cada vez mais saudáveis, com foco em nutrição, atividades físicas e saúde mental, o programa Meu Ideal pode ser um grande aliado neste desafio. Essa iniciativa da Fenae e das Apcefs, cujo lançamento da 1ª temporada acontece justamente nesta terça-feira (6), dá orientações para que este objetivo seja atingido, sem que haja a necessidade de sair de casa. 

O Meu Ideal é voltado, prioritariamente, aos aposentados com a condição de que sejam associados a uma das 27 Apcefs do país. Para associar-se, porém, basta clicar no endereço www.fenae.org.br/associacao. Os inscritos no programa têm acesso à conteúdos diversos, como aulas e dicas sobre atividades físicas, nutrição e bem-estar. Isso, com certeza, vai ajudar o aposentado da Caixa a ficar com a sua saúde física, mental e alimentar em dia.

“Nossa preocupação é com o bem-estar dos associados das Apcefs. O programa Meu Ideal possibilita que os aposentados e pensionistas façam aulas de Yoga, atividades físicas e recebam orientações de como manter uma alimentação saudável”, resume Sergio Takemoto, presidente da Fenae. Ele destaca que a valorização do segmento é uma importante missão que a Federação e as associações fazem questão de preservar.

O dirigente afirma também que há muito o que agradecer a quem ajudou a várias gerações a construir uma Caixa 100% pública cada vez melhor. “Isso esteve presente nas lutas por melhores condições de trabalho e de vida, combinadas com o trabalho de fortalecimento do movimento associativo dentro da Caixa”, pondera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.