Durante uma quarentena é normal que a pessoa possa se sentir isolada, ansiosa e frustrada, principalmente se não tiver amigos ou família por perto, acabando por afetar sua saúde mental. Pensando nisso, a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Sergipe (APCEF/SE) através do cartão de descontos APCEF + SAÚDE e do psicólogo Marcelo Oliveira, dá dicas de como evitar o surgimento ou agravamento de ansiedade, depressão ou estresse. 

Para o psicólogo credenciado ao APCEF + SAÚDE, Marcelo Oliveira, o adoecimento psíquico muitas vezes chega devagar, mas que não se pode esperar adoecer, a pessoa precisa se prevenir. “Pessoas estão com medo se vão perder sua própria vida ou a vida de algum parente. Se perderão dinheiro ou emprego. Se darão conta da demanda dos filhos e da casa. Toda essa angústia tira o sono, muda o apetite, piora o humor e é mais ameaçador porque não está nas nossas mãos o controle da situação. É importante se permitir entender que isso vai passar. Vamos superar e existirá um amanhã no qual você deve estar preparado para quando chegar. Se previna agora. Permita que sua dor seja ouvida, permita-se ser cuidado, permita-se melhorar sua rotina para que seja mais motivadora. Faça coisa que tenha significado em sua vida”, afirmou

Segundo a Organização Mundial da Saúde, (OMS), a depressão acomete 5,6% dos brasileiros, o segundo maior das Américas, atrás somente dos Estados Unidos. Marcelo Oliveira explica que o melhor jeito de mudar como alguém se sente é mudando como ela age, e isso funciona perfeitamente com alguém que está com depressão. “A depressão é uma doença que causa inatividade e desconexão do prazer. Basicamente o remédio da depressão é uma rotina que ofereça prazer (visual, auditivo, cinestésico) e que tenha significado pessoal, que seja importante para o indivíduo. Uma rotina antidepressiva bem definida visa aumentar de frequência os comportamentos que levam a isso”, pontuou.

O psicólogo dá dicas de como minimizar os medos e ansiedades com exercícios em casa. “Sente-se de olhos fechados, respire fundo por cinco segundos, prenda por mais cinco e então solte lentamente por mais cinco segundos (como se assoprasse um canudo). Repita esse ciclo por 20 vezes. É basicamente, inspira, prende e solta”.  

Apcef + Saúde

Associado ao Clube, Marcelo Oliveira diz que sempre teve vontade de oferecer seus serviços para o público, com o cartão de descontos, o usuário tem 15% de desconto. “Os serviços podem ser psicoterapia breve ou coaching de inteligência emocional. A diferença significativa das duas modalidades é que a primeira visa a saúde mental ou tratamento de transtorno emocional, já o coaching é para quem quer auxílio a traçar e alcançar uma meta pessoal ou profissional. Porém nas duas modalidades utilizo recursos da psicologia positiva, hipnose ericksoniana, inteligência emocional, PNL, constelação familiar, entre outras teorias, técnicas e ferramentas”.

 

CONTATO

Blog: academiadaautoeficacia.blogspot.com

Whatsapp: (79)99849-7448

Telegram (grupo): Performance Emocional

Instagram: @marcelo.psico.coach

Facebook: Marcelo Oliveira

Email: psijmarcelo@gmail.com

YouTube, SoundCloud, Twiter e Linkedin: Marcelo PsicoCoach

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.