Antes de começar uma atividade física é fundamental conhecer as limitações do corpo e entender quais são as principais necessidades, para assim, realizar o exercício de acordo com a meta desejada. O primeiro passo antes mesmo de começar a treinar é fazer uma avaliação física, fase esta que é tão importante quanto a atividade.

O professor de educação física Vinícius Pina, que faz parte da equipe do Apcef Run Club explica qual a importância da avaliação física. “Com a avaliação física nós verificamos a composição corporal, fazemos o teste de força, de velocidade e de resistência. Assim é possível ver a real condição do corpo do atleta e passar os exercícios ideais para ele”, afirmou.

Outra avaliação importante para o atleta é a de desempenho. Quem explica sobre ela é o professor de educação física Everlan Araújo. “A avaliação de desempenho é feita de formas diferentes. Não existe um modelo específico para avaliar, existe um modelo ideal para cada atleta, afinal, temos corredores de velocidade, de resistência e cada um tem uma modalidade específica dentro do atletismo, mas esta avaliação é fundamental para a evolução do atleta e para a construção de um projeto de treino baseado no processo avaliativo que pode ser feito quinzenalmente, mensalmente ou na medida que for achando necessário“, pontuou.

Para que esses resultados sejam potencializados, bem como para permitir avaliação mais precisa das métricas, é importante passar por acompanhamento profissional, como explica Vinícius Pina. “Ter um profissional especialista para acompanhar o treinamento e a programação  é fundamental. Ninguém consegue se alto avaliar correndo. É preciso de outra pessoa, um especialista com o olhar clínico e profissional para fazer a análise de desempenho. O trabalho de melhoria de desempenho na corrida exige técnicas e acompanhamento constante. O profissional de educação física serve de guia com maior precisão rumo às suas metas”, finalizou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.