Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) está em luto pelo falecimento de Pedro Eugenio Beneduzzi Leite. Ex-presidente da Fenae, Pedro foi incansável na luta em defesa dos empregados, da Caixa 100% pública e da democracia.

Como homenagem, os diretores da Federação deixaram depoimentos sobre o convívio com Pedro e o legado que ele deixa para todos.

Sergio Takemoto – Presidente 
“Faleceu Pedro Eugenio. A triste notícia da partida deste grande ser humano comoveu a Fenae e toda a “família Caixa”, como ele gostava de dizer. É muito raro existir alguém que seja admirado e respeitado até mesmo por quem pensa diferente.  Pedro Eugenio era assim. Amigo, companheiro, engajado nas nossas lutas e defensor incondicional dos direitos dos empregados e da democracia. A sua forma alegre e bem-humorada de viver era uma inspiração para todos nós. Pedro Eugênio já está fazendo falta.” 

Marcos Aurélio Saraiva de Holanda (Marcão) – Vice-presidente 
“Só tenho uma coisa a dizer: Pedro Eugenio, presente!” 

Moacir Carneiro – Diretor de Comunicação e Imprensa
Como um passarinho, viveu livre e feliz. O destino o acertou em pleno voo, antes de completar sua jornada. Todos sabíamos que o horizonte que ele imaginava como destino ainda estava muito distante. Agora nos cabe seguir a jornada que ele nos ensinou a percorrer. Como ele próprio dizia: Avante!!” 

Jair Pedro Ferreira – Diretor de Formação
“O Pedro Eugenio para nós era um grande exemplo de respeito, dedicação à luta e alegria. Sem isso, não somos nada. Ele estava sempre disposto a ajudar alguém. Esse era o Pedro Eugenio.” 

Fabiana Matheus – Diretora de Saúde e Previdência
“Conheci Pedro no início dos anos 90. Eu era delegada sindical na Ag.Bauru. Os anos se passaram, nossos caminhos foram se encontrando e, em 2008, vim para ser vice-presidente na Fenae, no mandato que ele foi presidente. Foram meus melhores anos na Fenae. Sempre foi e sempre será minha maior referência. Se pudesse resumi-lo em uma palavra seria “Respeito! ”. Pedro estará sempre presente na minha vida me inspirando e me orientando. #PedroPresente.”

Rachel Weber – Diretora de Políticas Sociais
“Sem palavras… Estamos todos chocados. Nosso amigo, maior influenciador dentro da Caixa, causava demais com suas postagens certeiras. Eram milhares que o acompanhavam e admiravam.” 

Nilson Moura – Diretor Sociocultural
“Pedro, nesse momento muito triste, queria lembrar de momentos felizes em que nós estivemos juntos. Quando você foi presidente da Fenae e eu da Fenag, nós fizemos muitas batalhas juntos – campanhas eleitorais para a Funcef, ações junto à Câmara Federal em defesa da Caixa 100% pública. Enfim, tivemos uma história bacana e queria que você levasse isso com você. Como seu amigo, estivemos juntos em vários jantares – você, sempre conhecedor da gastronomia, nos apresentou a isso. É isso, Pedro. Não tenho muito o que falar, as palavras não vêm, mas você foi um grande cara, um grande líder, um cara que merece o carinho de todos que habitaram com você. Queria também desejar um beijo muito especial para suas filhas, seus netos e para a Isabel. Forte abraço, meu amigo! Vai com Deus.”

Francisca de Assis – Diretora de Impacto Social
“Pedro Eugenio foi companheiro desde a Fenae, mas quando nós brigamos, em 1985, para sermos bancários, o Pedro Eugênio já estava lá. Ao longo da história a gente foi acompanhando o comprometimento, a dedicação, a clareza política a convicção sobre qual lado a gente deve ficar. Ele dizia: ‘Nós precisamos escolher de qual lado vamos ficar. O meu lado é o do trabalhador, da vida, de melhores condições de vida e da cidadania’. Essas palavras são uma missão que Pedro Eugenio deixou. Mesmo aposentado não abandonou a luta em defesa da Caixa e dos trabalhadores. Não só os da Caixa, mas dos trabalhadores em geral, como cidadãos. Se a gente não ajudar a construir a cidadania, a gente não vai viver a cidadania. Essas palavras do Pedro Eugênio me marcaram muito. Além disso havia a alegria do Pedro e como nos recepcionava na casa dele era contagiante.”

Rita Lima – Diretora de Relações do Trabalho
“Pedro viverá eternamente nas memorias de todas as nossas lutas e conquistas. Seguiremos sua luta por um Brasil democrático, sem desigualdades e de futuro socialista com que sempre sonhou. Pedro Presente.” 

Vera Leão – Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas
“Muito mais que Datagenio, Pedro Eugenio foi um ser humano que simboliza a luta coletiva e fé no amanhã. Avante!”

Paulo Moretti – Diretor da Região Nordeste
“Pedro Eugênio nos deixa um grande legado e uma grande lacuna, ao mesmo tempo. O legado pela sua capacidade de transformar – ele fortaleceu as entidades na defesa da Caixa e na defesa dos empregados. Em sua forma determinada e, ao mesmo tempo, sutil e brincalhona, ele conseguiu construir esse elemento de ligação entre os empregados da Caixa. E isso fortaleceu muito as Federações, os sindicatos e o meio associativo. A Fenae começou a ter o gigantismo que tem hoje na gestão do Pedro Eugenio. A capacidade de articulação e negociação era impressionante e uma marca muito forte dele. Com certeza vai nos fazer muita falta. Pedro Eugenio, presente!”

José Herculano Neto (Bala) – Diretor da Região Centro-Oeste
“Hoje é o dia de a gente se despedir do nosso grande amigo Pedro Eugenio. E falar dele não é fácil porque sempre ficará faltando alguma coisa. Por tudo que você diga, ainda é pouco para enaltecer a grandeza do Pedro Eugenio – uma pessoa fantástica, um ser humano iluminado. Em qualquer lugar que você esteja, Pedro, estaremos sempre juntos. Avante!”

Dionísio Reis – Diretor da Região Sudeste
“Esse Pedro tem história e tem luta. Está deixando uma lacuna, que não será jamais preenchida, para os empregados da Caixa, bancários e para o povo brasileiro que tem esperança de que tempos melhores virão e que a luta constrói os melhores dias. Avante!” 

Naiara Machado da Silva – Diretora da Região Sul
“O Pedro Eugenio sempre estará vivo na memória das pessoas na Caixa, mesmo daquelas que não o conheceram pessoalmente. Quem não lembra de alguma notícia de última hora compartilhada no Plantão Datagênio? Sabemos que um trabalho realizado de verdade, com dedicação, não morre jamais. Pedro Eugenio, presente!”

Fabiana Uehara Proscholdt – Coordenadora da CEE/Caixa
“Tão difícil resumir algo sobre o Pedro. Uma pessoa ímpar, com tantas histórias e exemplos, companheiro, cozinheiro (meu parceiro de carne de porco). Vai continuar sendo um dos meus exemplos de liderança, cidadão e amigo… e onde estiver espero continuar dando orgulho e ser merecedora da amizade que tivemos.”

Rita Serrano – Conselheira de Administração da Caixa
“Essa morte prematura do Pedro Eugenio nos deixou todos chocados, tristes e com essa ausência dura que dá no peito. O que nos conforta é saber que Pedro Eugenio cumpriu sua missão. Foi honesto, trabalhou a vida inteira e prol de um mundo melhor e mais justo para todos, defendeu patrimônio público. E o melhor de todos – conseguiu uma legião de amigos, de companheiros, de pessoas fiéis e seguidoras dele por esse Brasil todo. Isso deixa ele presente na nossa vida, no nosso cotidiano. Meu abraço fraterno à família, à Isabel, às filhas e a todos que amavam Pedro Eugenio como eu. Grande amigo. Pedro Eugenio, presente!”

 

Com informações da Fenae 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.