O documentário “Não toque em Meu companheiro”, da diretora Maria Augusta Ramos, fará sua estreia nas plataformas de streaming NetNow, Oi Play, FilmeFilme e Looke na próxima quarta-feira, 15 de julho. Coordenado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), o filme conta a história de solidariedade e de mobilização de trabalhadores da Caixa. A produção é da NOFOCO Filmes e licenciado pelo Canal Brasil.

A história dos 110 trabalhadores da Caixa demitidos injustamente após uma greve da categoria em 1991 é reconstruída no longa metragem com relatos de trabalhadores da época. A obra mostra como os empregados do banco se uniram para pagar o salário dos demitidos por mais de um ano e ainda lutaram pela readmissão de todos.

Para o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, o filme retrata cenas de esperança e solidariedade que reforçam o poder da união de trabalhadores. “Neste momento de crise em que trabalhadores estão sendo atacados é fundamental resgatar histórias como a que uniu os empregados da Caixa em 1991. O filme mostra que se nos unirmos, venceremos todos os obstáculos que virão pela frente, conseguiremos continuar a luta pela Caixa 100% pública”, comenta.

O filme proporcionou vários reencontros. Um dos personagens, Jair Pedro Ferreira, ex-presidente da Fenae e atual diretor de Formação da Entidade, reforçou a importância do resgate da história de luta por direitos dos trabalhadores. “Registrar e contar esses acontecimentos, rever as pessoas, ouvir sobre o que cada um viveu e reafirmar a rede de solidariedade entre trabalhadores de um mesmo banco, o único 100% público do país, são trechos importantes captados pelo documentário”, destaca.

“Não toque em Meu companheiro” traça ainda um paralelo entre o período Collor, com medidas severas de redução do Estado, e o atual governo, que inaugura um novo ciclo neoliberal no país. O documentário propõe também uma reflexão sobre as relações atuais no mundo do trabalho.

A cineasta Maria Augusta recorda que foi apresentada a essa história incrível de solidariedade dos trabalhadores da Caixa em 1991 por meio de Jair Pedro Ferreira da Fenae. “Acho que é fundamental contar essa história nesse momento pelo qual estamos passando no Brasil e no mundo, no tocante às relações de trabalho e nesse cenário de crescente redução de direitos”, avalia.

A Fenae

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) reúne as 27 Associações estaduais (Apcefs) e atua coletivamente na defesa dos direitos dos trabalhadores, incentivando práticas sociais, esportivas e culturais há quase 50 anos. Com o objetivo de oferecer maior integração e unidade ao movimento associativo dos empregados da Caixa, Fenae atua na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável.

Cineasta Maria Ramos ー Diretora de cinema reconhecida internacionalmente, tem filmes premiados em diversos festivais. Como a obra “O Processo” (2018), que mostra os bastidores do processo de impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e estreou no Berlinale (Festival Internacional de Filmes de Berlim), onde foi ovacionado e com gritos de “Fora, Temer”. O longa recebeu o Prêmio de Melhor Filme no festival suíço Visions du Reel, no DocumentaMadrid e no IndieLisboa.

Maria Ramos também foi premiada pelos filmes “Desi”(2000), “Justiça“(2004), “Juízo”(2007), “Morro dos Prazeres”(2013) e “Futuro Junho” (2015). Em 2014, recebeu a Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pelo conjunto da obra.

Ficha Técnica:

Direção/Roteiro : Maria Augusta Ramos
Diretor de Fotografia : Diogo Lajst e José Eduardo Eduardo Pereira
Som : Fernando Akira, Lucas Maffini e Eder Boldieri
Edição : Eva Randolph
Edição de Som : Rodrigo Maia Sacic
Mixagem : Gustavo Loureiro
Direção de Produção e pesquisa: Zeca Ferreira
Produtora : Maria Augusta Ramos
Uma Produção : NOFOCO Filmes
Uma Coprodução : FENAE
Brasil / 2020 / 74min. /2K

Clique aqui para fazer o download das fotos

 

Por: FENAE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.