Para falar sobre o mês da consciência negra e mobilizar bancários na luta contra o racismo institucional, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) vai realizar uma live nesta quinta-feira (26), às 19h. A transmissão será ao vivo pelo Facebook e Youtube da Federação.

Os convidados do bate-papo serão Regia Mabel de Freitas – Mulher Preta Feminista Antirracista, doutora em Difusão do Conhecimento e pesquisadora de Relações Raciais e o secretário de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Almir Aguiar. Além deles, participam da conversa a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber e a diretora de Relações do Trabalho da Fenae, Rita Lima.

Para a diretora Rachel Weber, os acontecimentos deste mês de novembro mostraram que a luta contra o racismo precisa ser constante. “O mês da consciência negra foi marcado por diferentes e fortes acontecimentos. Se por um lado houve um avanço da representatividade preta nas eleições deste ano, por outro, o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, um cidadão preto que foi espancado até a morte por seguranças brancos, mostra que a luta antirracista precisa ser reforçada todos os dias”, avaliou.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstram que, pela primeira vez, os brancos não foram a maioria dos candidatos concorrentes às vagas eletivas nas eleições de 2020. 272 mil candidatos são negros (declarados pretos ou pardos), representando 49,9% do total de O Tribunal passou a coletar informações de raça em 2014.

Também deve ser tema da live a desigualdade entre negros e brancos no mercado de trabalho. Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que a desigualdade se aprofundou durante a pandemia. Mais de 6, 4 milhões de homens e mulheres negros saíram da força de trabalho entre o 1º e o 2º trimestre deste ano. Entre os trabalhadores brancos, o número de pessoas na mesma situação foi de 2,4 milhões. Os dados do levantamento são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Live: Mês da Consciência Negra

Data: quinta-feira, 26 de novembro

Horário: 19h

Transmissão: Facebook e Youtube da Fenae

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.