Dois assuntos de grande importância – a promoção por mérito e a contratação de novos empregados para a Caixa – serão discutidos hoje (6), pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT). A live será transmitida pelo Youtube e Facebook da Fenae, às 19h.

Vão participar do debate a diretora de Políticas Sociais da Fenae e membro da CEE/Caixa, Rachel Weber; a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e secretária da Cultura da Contraf-CUT, Fabiana Uehara Proscholdt; o presidente da Apcef/SP, membro da CEE/Caixa e diretor da Fetec/SP, Leonardo Quadros e o coordenador do Grupo de trabalho de promoção por mérito, representante dos empregados, secretário de Políticas Sindicais e Movimentos Sociais do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, João Paulo Pierozan e a coordenadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) do Ceará, Elivra Madeira.

Promoção por mérito

A Caixa quer impor a implementação da Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP) como critério absoluto para avaliação da Promoção por Mérito referente ao ano de 2020. Diante da resistência da Caixa, os representantes dos empregados na Comissão Paritária fizeram outra proposta, que não foi aceita pelos representantes da Caixa. O impasse será levado à Mesa Permanente de negociação. A promoção por mérito está prevista no Acordo Coletivo 2020/2022.

Conheça a proposta dos representantes dos empregados:
–  20 pontos para a frequência medida pelo Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon)
– Curso da Universidade Corporativa Caixa que é cobrado no “eixo estilo” da GDP, valendo 20 pontos (podendo ser realizado até 28/02/2021);
– Pontuação extra: 5 pontos para quem tiver o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) válido em 31/12/2020;
– Pontuação extra: Ações de autodesenvolvimento, com 2 pontos por curso registrado no currículo; (A pontuação extra teria limite de 10 pontos);
– Avaliação de competências da GDP, valendo 20 pontos;

Desta maneira, o empregado que alcançasse 40 pontos nesta sistemática teria um delta. O segundo delta seria distribuído às maiores notas da unidade, como nos anos anteriores.

Contratações

Outro assunto que será discutido na live é a necessidade da contratação de mais empregados para a Caixa. O trabalho excepcional dos trabalhadores durante a pandemia, com pagamento do Auxílio Emergencial e de outros benefícios sociais, tem sobrecarregado o corpo funcional do banco público. São jornadas extenuantes, metas desumanas e um déficit de 19 mil empregados. Tudo isso acaba refletindo no atendimento à população.

A Fenae, o movimento sindical e demais entidades associativas em defesa dos empregados têm feito campanhas para pressionar a Caixa por mais contratações. Durante a mesa de negociação, no último dia 03 de dezembro, a Caixa informou não haver autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) para fazer mais contratações. Além disso, os representantes da direção do banco afirmaram que o perfil dos clientes tem mudado para um modelo mais autônomo e menos dependente das agências, e que, até o momento, não há a previsão do fechamento de unidades, que é algo que poderia recompor as equipes das unidades restantes.

Live:  Acordo Coletivo
Quando: 06 de janeiro
Horário: 19h
Local: No YouTube Facebook da Fenae

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.