Na tarde desta terça-feira (30), o governador Belivaldo Chagas anunciou que os salões de beleza e barbearias poderão reabrir a partir da quinta-feira, 2 de julho, mas funcionarão em dias alternados: às terças, quintas e sábados, em horário normal, atendendo apenas 50% da capacidade. A medida é válida para os municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Segundo o governo,  por enquanto, as igrejas e templos religiosos continuarão fechados em Aracaju e região metropolitana, devido os critérios de contágio e risco de aglomeração.

“A região metropolitana reúne 42% da população sergipana, apresenta 71% dos casos confirmados e 60% das mortes”, destacou o governador. “Com esses dados, não tenho como flexibilizar em relação aos templos religiosos”, acrescentou, observando que alguns templos possuem capacidade para receber até duas mil pessoas, daí a diferenciação em relação aos salões e barbearias.

Nesta fase, para que se tenha uma abertura segura e gradual os Protocolos Sanitários devem ser seguidos com rigor para evitar a a disseminação do novo coronavírus.

  • Adaptações no atendimento, na realização das atividades e nos serviços prestados;
  • Recomendação de permanência em isolamento social as pessoas pertencentes ao grupo de risco e as que apresentarem sinais ou sintomas de gripe ou resfriado;
  • Distanciamento mínimo obrigatório de 1,5m entre as pessoas e entre as estações de trabalho;
  • Uso de máscara de proteção fácil obrigatório para todos, seja em locais públicos ou privados;
  • Fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel 70% para cada funcionário;
  • Nos locais de trabalho adoção de regimes de escala, revezamento, alteração de jornada e a flexibilização de horários de entrada, saída e almoço;
  • E aplicação contínua de ações da boa prática de higiene pessoal e social.

 

 

Foto: Márcio Sousa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.