A inclusão das pessoas com deficiência (PcD) no Saúde Caixa foi destaque na coluna Radar, da revista Veja, nesta quarta-feira (02). A garantia dos PcDs no Saúde Caixa foi uma reinvindicação intensa, conquistada após muita pressão dos empregados na mesa de negociação e garantido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A nota destacou que 174 trabalhadores com deficiência da Caixa, aprovados no concurso de 2014, estavam desassistidos.

A coluna ouviu o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, que ressaltou a falta do Saúde Caixa para esses trabalhadores em plena pandemia. “Empregados que continuavam desassistidos mesmo em uma pandemia. Muitos deles, atuando na linha de frente do atendimento a mais de 120 milhões de brasileiros para o pagamento do Auxílio de R$ 600, do FGTS Emergencial e de todos os outros benefícios sociais operacionalizados pelo banco público”.

No texto, o jornalista Evandro Éboli lembrou que, após as assembleias, os bancários decidiram pela aprovação do plano de saúde. Em uma matéria de 25 de agosto, Éboli já havia questionado a falta do plano para as pessoas com deficiência e destacou a incoerência do governo. Em uma solenidade com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro dando boas-vindas aos novos empregados, que ainda iriam trabalhar mais de um ano desassistidos.

Além dos empregados PcDs, também foram incluídos no Saúde Caixa os outros aprovados no concurso de 2014 e chamados pela Caixa.

Confira aqui a íntegra da coluna Radar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.