Por meio do curso de educação digital, Fenae e Apcef/SE promoveram formação para grupo de aposentados

Se existe um estereótipo desmentido diariamente é o de que a terceira idade e as novas tecnologias não se entendem. Durante toda manhã e início da tarde de hoje (22), na sede da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef/SE), em Aracaju, cerca de 40 aposentados e aposentadas participaram ativamente do curso presencial de educação digital. A atividade integra a plataforma de aprendizagem Rede de Conhecimento, idealizada pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e voltada para os empregados do único banco 100% público do Brasil. Além do curso de hoje, outras atividades estão programadas até a sexta-feira, dia 25, durante a ‘Semana dos Aposentados’.

Durante o curso, a aposentada Rita de Cássia Santana, 57 anos, manteve-se todo o tempo ligada naquilo que o palestrante e instrutor em inovação, Tony Ventura, falava. Segundo ela, além de entrar em sites interessantes (e dos quais nunca ouviu falar), ficou ainda mais prática em como utilizar o WhatsApp. “E da forma como ele expôs a informação, não tem mistério e nem complicação. Aprendemos rindo uns com os outros e perguntando ao Tony, que a todo o tempo nos dizia que era para deixar o ego do lado de fora da sala de aula”, descreveu a aposentada. Para ela, que vive em Sergipe há oito anos, os cursos da Rede de Conhecimento são uma oportunidade de aprender novas coisas, mas também de criar novos laços.

O instrutor ficou satisfeito com a empolgação da turma. “Mesmo que algumas pessoas acabem não usando o que foi mostrado, elas têm contato com coisas novas no mundo. Muitas aprenderam a utilizar melhor ferramentas que já usavam no dia a dia, isso é, melhora a produtividade e turbina o cérebro, que cria novas conexões ao aprender novos conteúdos”, definiu.

O presidente da Apcef/SE, Diogo Melo, parabenizou os aposentados que aproveitaram a oportunidade de participar da formação. “Essa é uma nova fase da Apcef, sediando os cursos trazidos pela nossa Federação, a Fenae, e dessa vez o tema foi a inclusão digital através do domínio de novas tecnologias que muitas vezes são acessíveis, mas as vezes passa batido e acabamos não conseguindo utilizar da melhor forma. Só o fato de trazer o Tony Ventura, um nome de peso nessa área, para intermediar essa troca de informações, já demonstra o compromisso da Federação em ofertar conteúdos e iniciativas de muita qualidade para todos os públicos dos funcionários da Caixa, dos mais jovens aos mais antigos”, celebrou.

Manifesto – A manhã também teve seu momento de resistência política. Antes do início da aula, Eurípedes Teles Meneses Júnior, presidente da Associação dos Empregados Aposentados e Pensionistas da Caixa Econômica Federal em Sergipe (AEA), leu um manifesto em defesa do estatuto da Funcef. “O momento no qual estamos vivendo, não é um momento de brincadeiras. Temos que levar muito a sério tudo o que está acontecendo. Nós realizaremos, em breve, uma assembleia geral para discutirmos uma ação contra o INSS que resolveu romper o convênio com a Funcef, relativo ao pagamento das aposentadorias. Entramos com um mandado de segurança, mas nem por isso deixaremos de entrar com uma ação. Tudo isso em prol da defesa do convênio com o INSS”, explicou.

Escrito por: Valnísia Mangueira
Fotos: Felipe Rosendo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.