O Governo do Estado de Sergipe, estruturou a retomada das atividades em fases identificadas por cores. Nessa perspectiva os clubes sociais estariam inclusos em uma das últimas etapas, nafase verde. Ocorre que de maneira inadvertida, foram migrados para uma fase posterior (fase especial), sem qualquer diálogo ou consulta prévia.

Por entender que os amplos espaços arborizados dos clubes sociais colaboram para atividade física e lazer do associado, ajudando a manter em dia a saúde física e psicológica, os clubes sociais (AABB, APCEF/SE, BANESE, CEPE e IATE) se reuniram para deliberar sobre o retorno das atividades o mais breve possível.

Vale destacar que os referidos clubes estão prontos para reiniciar suas atividades de forma
responsável, restrita, reduzida, sob vigilância, e seguindo um rigoroso protocolo de segurança para preservar a integridade da saúde de todos e também em atenção às medidas de prevenção e combate à disseminação da COVID-19.

Além do fomento à saúde física e psicológica do associado os clubes contam diretamente commais de 150 (cento e cinquenta) famílias que dependem diretamente do emprego, tão
substancialmente ameaçado pela queda na arrecadação dos clubes, decorrente do não
funcionamento.

Assim, considerando todas essas circunstâncias a primeira reunião do G5 foi bastante